Como proteger sua empresa de ciberataques
“A empresa ‘x’ perdeu todos os dados dos seus clientes”. “Grupo ‘y’ tem prejuízo por conta de ciberataque”. “Vazamento de dados sensíveis em empresa ‘z’”. Esse tipo de notícia tem sido cada vez mais comum em nossa realidade.
Isso ocorre porque da mesma forma que avançamos tecnologicamente em soluções e inovações para todos os mercados, os ciberataques também caminham juntos nessa evolução.
Dessa forma, cada vez mais as empresas estão mais vulneráveis a esse tipo de crime, que podem causar danos financeiros, reputacionais e de gestão irreparáveis.
Por isso, é fundamental buscar medidas, como contratar empresas de segurança de rede para proteger seu negócio e, dessa forma, garantir uma maior segurança para o seu negócio. No post de hoje, vamos explicar algumas formas de implementar essa proteção.
O que é cibersegurança?
Para falar de proteção de dados, é importante entender o que é cibersegurança.
A segurança cibernética consiste em um conjunto de práticas, processos e tecnologias que podem ser implementados para proteger computadores, servidores, sistemas e redes contra ataques maliciosos.
Camadas de proteção: uma das formas de prevenir os ciberataques
Existem algumas práticas que podem nos apoiar nessa defesa. Uma das formas de cuidar da segurança digital da sua empresa, é trabalhar com camadas de proteção. Elas consistem em tipos de backup de materiais e dados - uma forma de ter um espaço e segurança em caso de perda ou ataque. Confira como funciona cada um deles:
- Backup local: essa estrutura basicamente proporciona um segundo espaço de salvamento de arquivos e dados. Ele dá uma base para a segurança. Entretanto, apenas um backup local não proporciona um sistema totalmente seguro, o ideal é que junto dele estejam outras práticas de segurança e prevenção.
- Backup em Nuvem: diferente do backup local, a opção em nuvem abre a possibilidade de acesso a esse material de qualquer lugar. Entretanto, por depender de conexão de rede, muitas vezes, pode não ser o espaço ideal (ou o único da empresa).
- Réplica de servidores: com essa opção, em minutos é possível uma recuperação rápida dos dados. Entretanto, essa é uma escolha mais financeiramente onerosa e precisa de um orçamento dedicado para isso.
- Cluster de servidores: para cenários mais complexos e com um orçamento mais robusto, uma opção premium seria o Cluster de Servidores. Essa alternativa oferece tolerância à falha e alta disponibilidade. Essa é uma solução indicada para negócios ou empresas que não podem passar por alguma parada, como hospitais ou fábricas de grande porte, por exemplo.
Boas práticas para prevenir sua empresa de ciberataques
Além dessas soluções em camadas, a segurança cibernética precisa ser uma prioridade para os objetivos estratégicos da empresa, tendo em vista que uma falha ou ataque pode ocasionar prejuízos imensuráveis.
Algumas boas práticas para esse cuidado são:
1. Priorize a segurança cibernética como estratégia de gestão
2. Conscientize os funcionários, colaboradores e equipes
3. Estruture uma equipe de gestão de riscos e mapeie todas as possibilidades de falhas e como prevenir
4. Conte com apoio de empresas de TI
5. Revise e acompanhe os dados da sua empresa
6. Use fornecedores e softwares seguros, como a Trend Micro e Fortinet.
Proteção e cuidado constantes
Assim como as inovações tecnológicas avançam a todo instante, os ataques maliciosos também estão cada vez mais criativos.
Por isso, é fundamental que a gestão da sua empresa tenha consciência de que o cuidado com a segurança digital é um movimento constante, que necessita de acompanhamento e de um olhar de especialistas.